Publique seu livro

Como publicar um livro na Editora UFV?

Se você deseja publicar seu livro pela Editora UFV – EDT, precisa submeter o conteúdo a um processo de avaliação, o que chamamos de “submissão de originais”. Isso é feito exclusivamente por meio da plataforma OJS (Open Journal Systems).
A primeira coisa a se fazer é se cadastrar. Para isso, você deve clicar aqui.
Com esse cadastro, você vai poder acessar o sistema, submeter originais e acompanhar o processo editorial em curso.
 .
 .

O que é necessário para se fazer a submissão de originais?

Depende do tipo de publicação que você vai propor – como uma série ou um caderno didático. Conheça os detalhes de nossa Política Editorial clicando aqui.

Séries 

No ato da submissão, o autor/editor/organizador encaminhará

  • versão digital da proposta, no formato Word (.docx. ou .doc), que deve estar identificada somente na capa e, no caso de coletânea, nas páginas de abertura de capítulo com os nomes dos respectivos autores, no formato .pdf;
  • um segundo arquivo, com o mesmo conteúdo, porém sem nenhuma identificação de autoria – e no formato .doc.

O material enviado deverá ser acompanhado de toda a documentação necessária, a saber:

>>> Declaração de que a obra foi revisada, assinada por revisor credenciado,apenas para publicações inéditas (isto é, reedições não precisam desse documento);

>>> Carta de apresentação de proposta para obra inédita, na qual o responsável confirma o ineditismo da mesma e declara que não será submetida a outra editora antes da deliberação do Conselho Editorial da Editora UFV ou

>>> Carta de apresentação de proposta para reedição de obra publicada anteriormente.

Atenção.: há um modelo de carta para obra inédita e outro para reedição. Ambos podem ser obtidos clicando-se nos respectivos links disponíveis nos dois tópicos anteriores.

No caso de coletâneas (obras contendo capítulos com vários autores), além dos documentos mencionados, deverá ser encaminhada:

Atenção (novamente!): A proposta submetida com pendências na documentação ou fora das normas de publicação será rejeitada pelo Conselho Editorial, requerendo uma nova submissão.

O que acontece depois que a proposta de Série é enviada?

  • A proposta submetida será primeiramente avaliada pelo Diretor da Editora UFV quanto ao seu enquadramento na política editorial e nas linhas editoriais da EDT
  • Em caso positivo, o material segue para o Chefe da Divisão Editorial e de Arte, que verificará se ele atende às normas relativas à estrutura do livro, podendo retornar ao autor/editor/organizador para ajustes.
  • Após obter aprovação nos quesitos supracitados, a obra será submetida ao Conselho Editorial.
  • Os nomes e endereços informados no Sistema para a Submissão Eletrônica de Livros da Editora UFV serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Se ainda tiver dúvidas, a gente te ajuda!

  • Dúvidas relacionadas a documentação, submissão ou situação do texto antes da aprovação: conselhoeditorial@ufv.br
  • Dúvidas sobre checklist e situação do texto após aprovação (fase de revisão e diagramação): ajocarva@ufv.br