XXIX Reunião Anual da ABEU é realizada com sucesso

16 de maio de 2016

DSCN6955Nos dias 11 a 13 de maio, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Editora UFV, sediou a XXIX Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias – ABEU. Com o tema a “Construção de uma política editorial universitária no Brasil: em busca da unidade”. A reunião objetivou ampliar o conhecimento na área editorial e fomentar a troca de experiências entre as associadas, no que se refere a desafios, soluções e perspectivas para o segmento editorial universitário, promovendo o intercâmbio de conhecimentos da vasta diversidade de editoras universitárias nacionais.

A abertura solene da reunião aconteceu na manhã da última quarta-feira (11), no auditório da Biblioteca Central da UFV. A mesa de abertura foi composta pela Reitora da UFV, Prof.ª Nilda de Fátima Ferreira Soares; pelo presidente da ABEU, Marcelo Di Renzo; pelo Vice-Reitor, João Carlos Cardoso Galvão; pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Clóvis Andrade Neves; pela Diretora da Editora UFV, Prof.ª Daniela Alves de Alves; e pelo presidente da Asociación de Editores Universitarios de Colômbia, Juan Felipe Córdoba-Restrepo, que realizou conferência sobre “A importância do associativismo para as editoras universitárias”. A cerimônia de abertura também contou com uma bela apresentação do Coral Nossa Voz, da UFV.

Ao longo de toda a sua programação, discutiram-se os rumos do mercado editorial. Por meio da palestra “Gestão de Editoras Universitárias”, o Coordenador Administrativo da Editora UFV, Edgard Francisco Alves, falou sobre os desafios na gestão das editoras universitárias e a importância de uma produção editorial que faça parte do processo educacional da instituição de ensino, visando à valorização do conteúdo publicado.

As palestrantes, Rita Virgínia, da Editus, e Licyara Mouro Caçador, da Editora UFV, fizeram uma análise sobre estratégias, ações de marketing, comunicação, eventos literários e comercialização como forma de agregar valor à marca editorial.

A internacionalização das editoras universitárias e as visões sobre os direitos autorais na contemporaneidade também foram discutidos pelos participantes e palestrantes.

Em mesa de debate, coordenada por Maria Cândida Soares Del-Masso, Diretora Financeira da ABEU, foram questionadas as mudanças editoriais diante dos desafios da acessibilidade do livro e as medidas necessárias para oferecer livros em formatos acessíveis a todos os leitores, visando à celebração de termo de ajustamento de conduta para dar efetivo cumprimento à Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).

“Nos 20 anos da Editora UFV, recebemos mais uma vez a Reunião Brasileira das Editoras Universitárias. Há 10 anos, na gestão da diretora Rizele Maria de Castro Reis, Viçosa recebeu, pela primeira vez as editoras brasileiras. A XXIX Reunião da ABEU foi um sucesso, tanto de público como de programação. Temas atuais e relevantes no cenário das editoras universitárias brasileiras foram discutidos. Foram três dias extremamente ricos, com conferencistas do Brasil e do exterior de todos os segmentos que envolvem o mercado e a política do livro: CBL, ABDR, EULAC, MRE e IBICT. No cenário brasileiro de desafios políticos e econômicos, o associativismo desempenha uma função primordial, pois juntos somos mais fortes. A Editora UFV dá início, assim, às comemorações de seus 20 anos” – relata Daniela Alves, diretora da Editora UFV.

(Fonte: Camila Macedo)

DSC04887DSC04886DSC04890DSCN7114