Série Didática: quando o livro está em fina sintonia com a disciplina

5 de março de 2024

Pai da bomba atômica”, Robert Oppenheimer dava aulas de física.

Antes de o Projeto Manhattan surgir, ele lecionava na Universidade da Califórnia.

Suas lições básicas eram tão populares que a secretária do departamento, Rebecca Young, mimeografava as anotações feitas pelo professor e vendia aos alunos – a receita era usada no próprio setor, segundo uma biografia do aclamado cientista.

Poderia ter se tornado uma bíblia da física quântica, de acordo com seus colegas. Mas não chegou a ser publicado.

Outros pesos pesados do mundo acadêmico tiveram mais sorte.

O “Curso de Linguística Geral”, de Ferdinand de Saussure, também surgiu de anotações (dessa vez, de seus próprios alunos).

E “A Formação Social da Mente” e “Pensamento e Linguagem”, de Lev Vygotsky, são outras duas obras-primas que só vivaram livros devido ao empenho dos estudantes norte-americanos desse pensador.

São muitas as histórias de livros que surgiram a partir de conteúdos feitos por professores para suas próprias aulas.

Se a bibliografia clássica é imprescindível, um material de apoio mais em sintonia com o contexto de cada docente favorece bastante o processo de aprendizagem.

Esse é o propósito da Série Didática, da Editora UFV. São obras produzidas pelos professores especialmente voltadas para suas próprias disciplinas – num conteúdo mais acessível aos estudantes.

Se você também leciona, publique o livro da sua própria disciplina. Aproveite a oportunidade atual: a Editora UFV lançou um edital para publicação de obras com apoio financeiro da Fapemig (clique aqui para saber mais).

Conheça as publicações da Série Didática clicando aqui para acessar o Catálogo de Obras da Editora UFV.