“Sarauzinho” da Editora UFV tem o compromisso social através da leitura

15 de maio de 2017

leitura3

As crianças da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, do bairro Laranjal, estão movimentando as manhãs da Editora UFV, com as visitas ao Projeto Sarauzinho Literário. Esta é a quarta turma da Escola que veio à Editora UFV fazer parte desta dinâmica que também chama a atenção para as questões ambientais e para a importância da cidadania.

Ao chegar na Editora UFV, os estudantes, que estão sempre acompanhados de professoras e estagiárias, são recebidos no saguão pela diretora da Editora, professora Daniela Alves e Alves, e os estagiários Jéssica e Wagner, que fazem parte do Projeto. Eles contam uma história escolhida pelos alunos e pelas professoras da escola visitante. A leitura do texto é acompanhada com atenção pelos alunos e, logo após, a professora Daniela chama todos para uma roda de conversa, onde o texto abre espaço para a imaginação e todos colaboram com ideias e sugestões. Mais uma vez o texto da obra O Reino Encantado, de Elisa Gibrim Moreira, criou um ambiente para que as crianças pudessem interagir e falar de coisas que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas nos seus bairros.

Em seguida os alunos foram conhecer mais sobre artes gráficas numa visita as instalações da gráfica da UFV. A professora Daniela falou de algumas etapas da confecção de  um livro, os estudantes viram uma impressora offset funcionando, a máquina de dobrar e o cortador de papel. Depois. aconteceu um lanche oferecido pela Boca Viçosa.

A professora Maria Aparecida de Souza Lopes e a estagiária Luna Carolina Batalha disseram que a visita é muito interessante porque estimula a leitura e a interpretação de textos, bem como uma oportunidade para que os alunos possam vivenciar outros espaços de arte e cultura, como é o caso do Campus da Universidade.

(Fonte: Fernando Xim)

assitindo chegada 2 contando 2 contando Daniela escutando est1 est2 Lanche leitura 2 leitura3 livro roda visita 2 visita 3 visita 4 visita1