Referência na formação de gerações de profissionais há quase meio século, Botânica Organografia tem lançamento de sua 5ª edição atualizada e ampliada

26 de outubro de 2021

botanica organografiaQuando uma obra está presente na formação – e na lembrança – de gerações de profissionais, é porque fincou raízes no restrito e fértil solo dos clássicos. Mas se a publicação for fruto de um propósito maior, germinando de uma genuína preocupação em tornar o entendimento acessível, sua relevância se eterniza e floresce pela posteridade. Ao simbolizar décadas de uma união não apenas intelectual, mas também matrimonial, de seus autores originais, e ainda servindo como referência para milhares de estudantes, a agora atualizada 5ª. edição de “Botânica Organografia” reafirma sua condição de publicação imprescindível a amantes da natureza e da vida.

Novamente publicado pela Editora UFV, “Botânica Organografia: quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos” teve sua primeira edição lançada em 1972 pelos professores aposentados da UFV Waldomiro Nunes Vidal e Maria Rosária Rodrigues Vidal. Estes ganharam, na atual versão, a companhia do professor da UFV Cláudio Coelho de Paula, que também assina a obra – inteiramente revisada e atualizada, no que contaram com a contribuição das também professoras da UFV Rita Maria de Carvalho-Okano e Ana Paula Santos Gonçalves, todos do Departamento de Biologia Vegetal.

Amor pelo ensino da botânica

Nesses 49 anos, o livro vem sendo utilizado, nos primeiros períodos, por estudantes de graduação – e, eventualmente, pós-graduação – em áreas como Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharias Ambiental e Florestal e quaisquer outras que requeiram entendimento sobre a botânica. A publicação trata da organografia, ramo que investiga a morfologia externa de plantas, isto é, sua constituição estrutural mais visível: raiz, caule, folha, inflorescência, flor, fruto e semente. O problema é que isso tudo nem sempre está tão evidente a olhares leigos – e foi aí que a obra ganhou espaço.

Na década de 1960, o casal de pesquisadores cariocas Waldomiro e Maria Rosária Vidal lecionava botânica na UFV. Então cedida ao Colégio de Aplicação (Coluni) da universidade, a professora buscou um meio de tornar o assunto mais interessante para seus alunos: até então, os materiais didáticos não dispunham de ilustrações o bastante para lhes permitir identificar, de modo satisfatório, as plantas. Além disso, faltavam instruções sintéticas sobre essas estruturas, o que foi solucionado com a elaboração de quadros sinóticos – sinopses objetivas contendo dados acerca de cada componente.

Inovações didáticas

Os pesquisadores inovaram de variadas maneiras. Primeiro, por reunirem anotações visando à elaboração de um conteúdo mais acessível aos alunos, o que ainda não havia à época. Além disso, eles mesmos produziram a maioria das ilustrações disponíveis na obra, privilegiando aquelas que podiam ser encontradas com maior frequência no campus da UFV e na região.

Criaram, assim, uma estratégia didática para que os estudantes pudessem se deparar, em seu cotidiano, com aquilo que estavam estudando. “Não se trata de um glossário, e sim de um enredo, mostrando cada etapa do desenvolvimento, num desenrolar lógico”, explica o professor Cláudio. “Sentimos muito orgulho em contribuir com o ensino da botânica. O livro, afortunadamente, pode ser encontrado em bibliotecas de todo o Brasil e no exterior”, complementa.

Divulgação Institucional – Editora UFV