Ranking de pesquisadores mais influentes do mundo tem autores de obras da Editora UFV

9 de novembro de 2023

Autores de livros e/ou capítulos publicados pela Editora UFV estão entre os pesquisadores mais influentes do planeta. A relação recentemente divulgada do ranking de cientistas com produção acadêmica de maior impacto global traz estudiosos – de instituições como a própria Universidade Federal de Viçosa (UFV), a a Embrapa e outras – em cujos currículos constam publicações exclusivas da Editora UFV.

O ranking é elaborado pelo pesquisador John Ioannidis, da Universidade Stanford (EUA), em parceria com a Elsevier. A avaliação abrange cientistas de todo o mundo e considera a relevância de suas carreiras na produção científica. Entre os pesquisadores relacionados que publicaram pela Editora UFV, há estudiosos de áreas diversas, tais como genética, melhoramento de plantas, fitopatologia, entomologia, solos e outras.

Autor de diversas obras e capítulos pela Editora UFV, o professor aposentado pela instituição Cosme Damião Cruz está entre os que mais se destacaram na relação. Assina, em coautoria, o recentemente lançado “Seleção Genômica Aplicada ao Melhoramento Genético”, além de outros livros considerados referências no segmento – entre os quais “Inteligência Computacional Aplicada ao Melhoramento Genético”.

Igualmente referenciais, “Métodos em Fitopatologia” e “Eletroforese e marcadores bioquímicos em plantas e microorganismos” são de autoria do professor da UFV Francisco Murilo Zembini – também autor de “Introdução à virologia vegetal”. Por sua vez, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, do Departamento de Solos da UFV, responde por capítulos em duas obras: “Ecologia de Florestas Tropicais no Brasil” e “Insetos Sociais”, que tem como um dos organizadores o professor do Departamento de Biologia Geral da UFV José Eduardo Serrão.

Outro professor da UFV relacionado é José Cola Zanuncio, do Departamento de Entomologia. O pesquisador escreveu, pela Editora UFV, o livro “Marimbondos: Vespas Sociais”, além de um dos capítulos de “Controle Biológico”. Nesta mesma obra, o docente da UFV no campus de Florestal, Lessandro Gontijo, também figura entre os autores, assim como em duas outras publicações, da colação Do Plantio à Colheita: “Batata” e “Girassol”.

Pesquisadores da Embrapa que constam entre autores de publicações pela Editora UFV também se encontram no ranking da Elsevier. Um deles é Marcos Deon Vilela Resende, que publicou capítulos em “Melhoramento do Milho”, “Melhoramento da Soja”, “Melhoramento para Estresses Abióticos”, no já mencionado “Seleção Genômica Aplicada ao Melhoramento Genético” e em “Manual Prático de Melhoramento Genético do Eucalipto”. Este ainda tem como um de seus organizadores Dario Grattanaglia, igualmente da Embrapa – da qual ainda faz parte a pesquisadora Mariangela Hungria da Cunha, coautora de capítulo na obra “Relações Solo-Planta”.

Do Instituto Agronômico de Campinas, o professor Heitor Cantarella é outro nome em evidência na relação de pesquisadores destacados pela Elsevier. Ele assina um capítulo na obra “Tecnologias de produção de milho”.