Qual publicação marcou sua época de faculdade? Na Semana Nacional do Livro, profissionais lembram seus preferidos

27 de outubro de 2021

capeloQuem fez ou faz faculdade sempre tem lembranças marcantes. Algumas delas têm a ver com o aprendizado: um professor excelente, uma prova difícil… E um livro que fez toda a diferença!

29 de outubro, na semana em que estamos, é Dia Nacional do Livro. Algumas pessoas têm lembranças bem vívidas de algumas publicações. Mas e quanto às obras científicas e acadêmicas? Quais foram aquelas que marcaram seu período de graduação?

Fizemos a pergunta a profissionais de diversas áreas, que relataram seus preferidos e o motivo dessa preferência.

Recentemente mencionada pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Mais Poderosas do Agro”, a engenheira de alimentos e professora da UFV Elizabeth Pacheco Batista Fontes não teve dúvidas ao citar, de imediato, o livro “Gene Expression 1”, de Benjamin Lewin. “Suas versões mais atualizadas são, ainda hoje, utilizadas nas minhas aulas, tanto em graduação quanto em pós-graduação. Foi fundamental para me ajudar a definir meu percurso como profissional e pesquisadora”, avalia.

Um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2017, o jornalista e escritor Cláudio Angelo, autor de “A Espiral da Morte”, lembrou-se de “A Conquista da América”, do filósofo Tzvetan Todorov. “Uma síntese do processo de colonização, que apresenta aquele contraste entre os mundos do europeu e dos indígenas. Um livro que me influenciou bastante profissionalmente, já que o assunto viria a se tornar objeto de cobertura jornalística frequente de minha parte”, comenta.

Já o pós-doutorando pela Michigan State University Leonardo Volpato, engenheiro agrônomo graduado pela UFV, recordou-se de “Melhoramento de Plantas”, de Aluizio Borém, Glauco Miranda e Roberto Fritsche Neto. “Foi o primeiro livro que comprei na graduação e me marcou muito em meu desenvolvimento profissional. Uma publicação que, sem dúvida, faz parte da formação de todo estudante nessa área”, afirma Leonardo, acrescentando que, posteriormente, viria a ser orientado por um dos autores, o professor Borém, da UFV.

“Uma das leituras mais desafiadoras e consistentes na minha graduação” – foi como a professora do Departamento de Direito da UFV Débora Fernandes Pessoa Madeira definiu “Teoria Geral dos Títulos de Crédito” de Tullio Ascarelli. “A gente se reunia em grupos para discutir o livro, que certamente é lembrado por muitos alunos e ex-alunos de Direito na UFV, onde estudei”. A docente fez questão de destacar, ainda, outras duas publicações: “Tratado de Direito Penal”, de Cezar Bittencourt, e “Direitos Reais”, de Cristiano de Faria e Nelson Roselvaldi”.  “Contribuíram muito para minha formação e meu entendimento dos temas que explicam”, analisa.

Obras que serviram para esclarecer assuntos complexos foram as mais mencionadas. A clareza com que os conceitos são abordados levou a delegada de polícia civil Amanda Ferreira Levy a destacar o livro “Direito Administrativo Brasileiro”, de Hely Lopes Meirelles. “A escrita dele faz muito sentido, é realmente didático. Consegue explicar de forma fluida e interessante”, pondera ela, graduada em Direito. “Desde a faculdade até hoje, em minha prática cotidiana, os ensinamentos que encontrei nessa publicação continuam ajudando bastante”, complementa.

Na memória do Secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Jean Caminha, encontra-se especialmente reservado um lugar para “Organização Estruturada de Computadores”, de Andrew Tanembaum. “Livro mais denso desse autor, que foi orientador, na graduação, de Linus Torvalds, criador do Linux. Tem uma beleza sutil. Obra indispensável para todos que estudam ou atuam nesse campo profissional”, elogia.

E você, tem um livro marcante da sua época de faculdade? Comenta lá no Instagram em @livrariaufv.

Divulgação Institucional – Editora UFV

(Arte da Ilustração: Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com)