Produção na Editora UFV e Gráfica Universitária cresce 75% em 2021

10 de fevereiro de 2022

O número peditora ufv - logoublicações produzidas pela Editora UFV (EDT) e pela Divisão Gráfica Universitária (DGU) em 2021 cresceu 75%. São 49 obras, entre e-books e impressos, o que levou os setores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) a superarem a meta institucional, que era de 20%, prevista para o período. Apesar das limitações decorrentes da pandemia, o crescimento foi possibilitado por inovações gerenciais, adaptações na rotina e pela atuação dos profissionais no processo produtivo.

As publicações incluem 30 impressos, entre lançamentos e reimpressões, e 19 e-books – modalidade com cada vez mais adeptos e em forte expansão no mercado brasileiro nos dois últimos anos, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os livros são das diversas áreas do conhecimento, escritos por professores e pesquisadores da própria UFV e outras instituições atuantes no universo científico nacional e internacional.

Produtividade da equipe

A superação das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFV resultou de um conjunto de fatores que começa pela atuação dos profissionais da EDT e da DGU. Técnicos gráficos, diagramadores, revisores, auxiliares e assistentes administrativos, secretários, gestores e autores – alguns remota e outros presencialmente – contribuíram para alcançar os objetivos. O processo vai do recebimento de originais à publicação propriamente dita, passando por etapas como a avaliação pelo Conselho Editorial, revisões, diagramações, preparação e impressão. “Ao longo desse ciclo, cheio de variáveis e detalhes, vão surgindo obstáculos e problemas que puderam ser solucionados graças ao empenho de toda a equipe”, avalia o diretor da EDT/DGU, professor Derly José Henriques da Silva.

Modernização do sistema

A modernização das atividades na EDT/DGU vai indo além da oferta de novos e-books. O sistema de publicações foi reformulado com a implantação da plataforma Open Journal System (OJS), bastante tradicional entre periódicos científicos, tornando a submissão de originais totalmente on-line. “Tivemos uma adaptação visando aos nossos propósitos, de modo a permitir o gerenciamento do processo, incluindo revisões, pareceres e análises”, explica o presidente do Conselho Editorial da EDT, professor Alexandre Santos Brandão.

Ainda segundo o professor Alexandre, “com isso, ganhamos tempo, trabalhamos de modo mais sustentável, por evitarmos o uso de papel, e temos maior eficiência, permitindo que as obras cheguem mais rapidamente ao público. Os autores também podem acompanhar com maior proximidade as etapas da publicação. “Fizemos ajustes em nossos canais para facilitar tanto o acesso quanto os procedimentos de submissão dos textos, com redução drástica na quantidade de itens e documentos requeridos para envio, tornando o processo mais ágil e amigável”, acrescenta.

Divulgação Institucional – Editora UFV