Produção de e-books pela Editora UFV dobra em 2021

5 de outubro de 2021

O número de e-books produzidos pela Editora UFV dobrou em 2021. De janeiro até agora, passaram a ser oferecidos 16 novos títulos nesse formato – mesma quantidade desenvolvida em todos os anos anteriores desde 2012, quando o primeiro livro eletrônico foi lançado na universidade. A maior oferta vai ao encontro dos objetivos de diversificação e democratização do acesso ao conteúdo científico que norteiam as atividades da instituição.

Comodidade no acesso e facilidade no transporte atraem cada vez mais leitores de e-books

O crescimento acompanha a maior procura por esse formato de publicação constatada ao longo da pandemia. Dados da pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial, apresentados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, mostram um aumento de 81% na venda de conteúdos digitais – na maioria (95%), e-books, mas também outros formatos, como os audiobooks – em 2020 em relação a 2019. Porém, a ampliação na oferta fez emergirem, também, dúvidas: afinal, o que exatamente é um e-book?

Então, o que são e-books?
Livros digitais com ou sem versão impressa, os e-books são uma modalidade de publicação literária que permite a leitura em equipamentos eletrônicos. Os mais comuns são aqueles cujos arquivos têm o formato PDF, mas o surgimento do padrão ePub melhorou a experiência do leitor, pois possibilita a adaptação a diferentes dispositivos. “É uma tecnologia ‘elástica’, que se ajusta automaticamente à plataforma. Além disso, quem começa a ler no computador e depois passa para o celular, por exemplo, poderá seguir do mesmo ponto onde parou”, explica o diretor da Editora UFV, professor Derly José Henriques da Silva. “Existem mudanças no processo de produção, que requer algumas adaptações, mas o resultado acaba favorecendo o público”, acrescenta.

Ainda segundo o professor Derly, o e-book estimula a propagação do conhecimento, visto que sua produção implica menos custos do que a versão de papel. “Com isso, conseguimos ampliar o acesso às publicações e, consequentemente, fomentar a expansão do interesse pela leitura”, analisa.

Onde ler?
Os e-books da Editora UFV são oferecidos pela Livraria UFV, que não comercializa o formato em sua própria página. Em vez disso, oferece diferentes opções de plataformas de compra e assim o interessado pode optar por aquela de sua preferência. Logo depois de adquirir a obra, o leitor consegue começar a ler, por meio do aplicativo que a loja escolhida oferece – que precisa estar instalado no computador, no tablet ou no celular (para ver as opções disponíveis, clique em https://materiais.editoraufv.com.br/ebookseditoraufv ).

Leitores veem vantagens
A comodidade no transporte também é vista como um atrativo, uma vez que o leitor fica dispensado de carregar muito peso. “Ainda mais quando são livros maiores, com centenas de páginas. Durante uma viagem, por exemplo, é mais prático levar num dispositivo eletrônico”, avalia o assistente administrativo Felipe Cardoso dos Santos, da UFV. Os e-books, comenta, são uma opção melhor em caso de publicações que ele queria conhecer, mas não necessariamente ter uma versão física. Além disso, outro atrativo é o preço, quase sempre menor que o dos impressos. “Costuma aparecer muita promoção, também, com bons descontos”, complementa.

O estudante de Cooperativismo na UFV João Pedro Rabelo de Carvalho adiciona outra vantagem: não perder mais os livros. “Durante mudanças ou quando eu emprestava algum, acabava ficando sem. Agora, isso não acontece mais”, afirma, ressaltando que, quando começou a ler e-books, dava preferência à literatura ficcional, no formato eletrônico, mas depois passou também a adquirir também os técnicos e científicos.

Divulgação Institucional – Editora UFV