Presente em bibliotecas de 27 unidades da federação, Editora UFV completa 27 anos

31 de maio de 2023

Nas 27 unidades da federação brasileira – todos os estados e o Distrito Federal – é possível encontrar ao menos uma obra produzida pela Editora UFV. A instituição, que fez aniversário de 27 anos no último dia 27 de maio, segue sendo referência na publicação de livros didático-científicos nas diversas áreas do conhecimento. E tem buscado inovações para continuar representando a Universidade Federal de Viçosa (UFV) de norte a sul do país por meio do acesso à cultura, à ciência e à literatura.

Com quase 700 títulos publicados, dos quais cerca de 200 ainda sendo comercializados, a Editora UFV, junto com a Divisão Gráfica Universitária (DGU), está entre as mais produtivas e sustentáveis editoras universitárias do país. Esse segmento editorial, diferentemente dos demais, produz obras sem fins lucrativos, priorizando a propagação dos saberes técnico-científicos em detrimento do retorno financeiro que possam gerar.

Tendo em vista as transformações tecnológicas, a Editora UFV vem se modernizando, tanto em relação ao recebimento de novas obras quanto à produção e à distribuição das mesmas. O processo de submissão de originais passou a ocorrer integralmente por meio da internet, a partir da recente implantação da plataforma Open Journal System (OJS). Isso significa que os autores, para iniciarem o processo de publicação, podem fazê-lo totalmente pela internet (para saber mais, clique aqui), sem necessidade de gastos com papel, o que torna a atividade mais prática e sustentável.

Além disso, as publicações da Editora UFV, antes exclusivamente impressas, cada vez mais estão disponíveis em padrão digital, em ePub. O formato é apropriado para leituras em plataformas variadas, na medida em que permite ao leitor ajustar o texto ao tamanho do dispositivo usado (o que não ocorre adequadamente com o pdf, por exemplo). Com isso, a instituição amplia o alcance de suas obras, tanto em termos geográficos quanto de públicos, atendendo melhor a leitores que, cada vez mais, preferem o acesso eletrônico.

O aprimoramento técnico foi acompanhado por melhorias na gestão, estimulando a equipe, reduzindo a margem de erros e aumentando a eficiência. Com isso, todas as obras que aguardavam lançamento foram lançadas – resultando em significativo acréscimo na produção, oferecida por meio da Livraria UFV em seus diferentes canais.

A Editora UFV foi inaugurada em 27 de maio de 1996. O órgão é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), sendo responsável pela elaboração de publicações acadêmicas e científicas resultantes da autoria de pesquisadores da UFV e muitas outras renomadas instituições brasileiras, a exemplo de universidades, empresas públicas como a Embrapa e inúmeras outras da iniciativa privada.