O Sarauzinho Literário incentiva a leitura e a produção literária infanto-juvenil

17 de abril de 2017

contandoEsta semana, a Editora UFV recebeu mais uma turma da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima do Bairro Laranjal. No início do mês, outra turma do mesmo Colégio, também participou desse Projeto. Desta vez, foi a turma do 5º ano, acompanhada da professora Marcela Alves de Freitas e da estagiária Aline de Assis, do curso de Letras da UFV. A Professora disse que o Projeto Sarauzinho Literário é um grande estímulo para a leitura.

A dinâmica do Projeto funciona da seguinte maneira: a Editora UFV envia alguns títulos de literatura infanto-juvenil, produzidos pela própria Editora, e a professora escolhe aquele que será utilizado no encontro. Nessa visita, a estagiária do Projeto, Jéssica, do curso de Ciências Sociais da UFV, realizou a leitura do texto escolhido – O menino Quilinho, de autoria de Thiago Cavalcante. A história trata de uma criança especial, que, durante o crescimento, mostrou-se diferente das demais, mas superou suas dificuldades através do respeito e do afeto dos que o rodeavam. Esta é uma história que fala das diferenças e alerta sobre as atitudes e relações inclusivas. A professora Marcela disse que, na sala de aula, tem utilizado textos de cartas e livros para criar o hábito da leitura, entre os alunos, comentou ainda, “as crianças ficam muito entusiasmadas com a visita”.

O projeto tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação,que fornece o transporte e , a empresa de panificação e lanches Boca Viçosa.

Ao final o estudante de Ciências Sociais e voluntário do Projeto, Wagner Roberto, apresentou os bailarinos Fernanda e Vinícius, que realizaram uma apresentação mostrando que a arte oferece possibilidades e expressões singulares, eliminando obstáculos.

Se você quiser participar com a sua escola, ligue para Projeto Sarauzinho Literário: (31) 3899 – 3120

DSC05721 contando DSC05722 DSC05723 DSC05729 DSC05731 DSC05738 DSC05739 DSC05786 DSC05787 DSC05792 DSC05798 DSC05808