10 de dezembro de 2025


Uma reunião geral com servidores da Editora UFV (EDT) e da Divisão Gráfica Universitária (DGU) apresentou um amplo panorama de objetivos e metas referentes ao ano atual, bem como aqueles traçados para 2026. Na ocasião, aproximadamente trinta pessoas acompanharam a exposição desenvolvida pelo diretor, o professor Brício dos Santos Reis, que demonstrou detalhes do que vem sendo planejado e executado.
Dois focos são prioritários para os setores: a redução, cada vez mais observada, no tempo levado para se publicar obras; e a consolidação da Editora UFV como primeira opção para publicação de livros por pesquisadores vinculados à instituição. A busca de novas submissões – termo utilizado para designar o envio de originais, sejam lançamentos ou reedições – também mereceu destaque.
A reunião geral consolidou um conjunto de outros encontros que vêm sendo realizados desde 2023. Nessas ocasiões, os diferentes subsetores da EDT e da DGU têm a oportunidade e o desafio de identificar meios para viabilizar a realização das atividades visando ao alcance dos propósitos pré-definidos. Alguns exemplos bem-sucedidos foram enfatizados, como o lançamento de editais para estimular a vinda de autores, além da ampliação das modalidades de financiamento das obras – incluindo a captação de recursos junto à iniciativa privada.
“Com o trabalho de todos, estamos nos reestruturando, equilibrando as contas e aprimorando nossos instrumentos internos para checagem do desenvolvimento das ações, tendo em vista nossos objetivos. Ainda que não seja, propriamente, um planejamento estratégico, o que estamos fazendo confere organização e método, permitindo-nos vislumbrar expectativas cada vez mais promissoras, especialmente em 2026, quando a Editora UFV completa trinta anos e a UFV um século. Creio que estamos no caminho certo”, comenta o professor Brício.