Mais seis obras e uma alegre tarde de autógrafos

19 de setembro de 2017


A sexta-feirDSC06933a, 15 de setembro, foi coroada com mais uma tarde de sucesso para os pesquisadores e profissionais da Editora UFV. Estiveram reunidos amigos, colegas de departamento e servidores da UFV para uma cerimônia de lançamento de livros no saguão da Editora. Um momento ímpar na vida de quem escreve um livro  e daqueles que participam da produção da obra, conforme foi enfatizado pelos autores e representantes que ocuparam a mesa de cerimônia. Os autores fizeram breves relatos das obras, ocasião em que agradeceram aos parceiros e colaboradores, bem como a família, pela compreensão e incentivo no período do desenvolvimento dos livros. Segundo a Diretora, professora Daniela Alves, este é um momento de grande importância e mencionou que este ano a Editora cumpriu o cronograma de trabalho e, com estes seis novos livros, completa dezenove obras publicadas em 2017.

Os livros que foram as estrelas da tarde são:

Melhoramento de Plantas – em sua 7ª edição é a arte, a ciência e o negócio de alteração genética das plantas para benefício do homem. À medida que a genética molecular evolui e o melhoramento de plantas torna-se uma ciência mais precisa, seu objetivo de desenvolver variedades mais produtivas e adaptadas às mudanças climáticas se apresenta aos jovens melhoristas como um desafio, para, ao menos, repetirem os sucessos do passado. Este livro, de grande abrangência, é rico em detalhes e de fácil leitura.

Melhoramento da Soja – A cultura da soja passa de coadjuvante a principal commoditie do agronegócio nacional. A possibilidade de produzir esta cultura no Brasil deve-se ao melhoramento genético realizado por diversas instituições públicas, a exemplo da UFV, ESALQ, UFLA, UNESP e EMBRAPA, entre outras. Os temas foram dispostos em 23 capítulos, escritos pelos maiores especialistas do Melhoramento de Soja no Brasil.

Produção e Nutrição de Frango de Corte – A produção de frangos de corte no Brasil é uma das atividades agropecuárias que mais têm-se desenvolvido, tanto em produção por metro quadrado quanto na utilização de novas tecnologias. Este livro agrega conhecimento no planejamento das granjas desde a escolha do local adequado de implantação, dimensionamento e escalonamento da produção, escolha da linhagem e manejo das aves até um estudo aprofundado em nutrição pré e pós-eclosão, ambiência, utilização de equipamentos nos sistemas de produção, biosseguridade e abate e processamento de aves. O conhecimento proporciona ao profissional da cadeia avícola, aos estudantes e às demais pessoas interessadas na avicultura de corte uma ampla visão do sistema produtivo de frangos de corte.

Estudos Brasileiros na Ásia – Este livro traz artigos sobre a prática de professores brasileiros que atuam na área de Língua Portuguesa na Ásia. O material  apresenta um estudo acerca dos principais erros na aquisição da escrita do Português Brasileiro (PB) por parte de aprendizes coreanos e, ainda, seguem-se dois textos que abordam Estudos Brasileiros na China Continental e um que mostra esta abordagem na ilha taiwanesa. Do mundo sinófono vamos ao Japão, contemplado com dois artigos, que tratam de questões culturais. Os penúltimos textos relatam a situação dos Estudos Brasileiros na Tailândia, a partir de um resgate da trajetória do PB no ensino superior tailandês, e trazem um debate sobre o papel dos leitores brasileiros financiados pelo Ministério das Relações exteriores (MRE) e apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nessa publicação há também relatos de experiências de docentes brasileiros no Timor-Leste.

Cidades, Territórios e Direitos – Os desafios postos pela questão urbana e os problemas comuns na agenda pública das cidades marcam as discussões contidas neste volume. Os textos aqui contidos compõem uma abordagem interdisciplinar sobre o tema da cidade, que não desfoca os desafios presentes na agenda pública brasileira.

Práticas e Reflexões na Extensão Universitária – Esta obra discute a experiência das ações extensionistas da Universidade Federal de Viçosa ao longo dos seus 90 anos de história, abordando desde sua origem na difusão dos conhecimentos técnicos para o mundo rural até o presente. São apresentados também os programas e projetos de extensão que, nas últimas décadas, têm feito com que a ação extensionista da UFV se desenvolva de forma continuada. O objetivo é, com efeito, contribuir para a reflexão da extensão no interior das universidades brasileiras, firmando compromissos e desafios para o futuro.

DSC06918 - 2 DSC06919 DSC06920 DSC06922 DSC06923 DSC06934