Lançamento, Química de Soluções inova em método e abrangência dos conteúdos

18 de julho de 2023

Se para a maioria dos mortais a química desperta curiosidades e temores, entre os profissionais do ramo e estudantes da disciplina os desafios estão, digamos assim, em outro patamar. Particularmente na analítica ou na físico-química, como se não bastassem as complexidades inerentes aos assuntos, o enfrentamento de cálculos matemáticos representou, desde os chamados métodos clássicos, um obstáculo adicional. Mas pesquisadores e professores agora dispõem de uma solução – ou várias, com perdão pelo trocadilho -, a partir do recém-lançado Química de Soluções, da Editora UFV.

Ao longo de seus 15 capítulos e 637 páginas, “Química de Soluções: Avaliação de Equilíbrios Químicos em Solução Aquosa” traz um dos mais abrangentes conjuntos de conteúdos já publicados sobre o assunto. Mas não se trata de um “livraço” apenas do ponto de vista quantitativo: a obra oferece à comunidade de pesquisadores e docentes abordagens inovadoras – como o Método XXI, vastamente testado e eficiente na aplicação em problemas reais. Quem assina é o professor André Fernando de Oliveira, do Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Para os químicos, o Método XXI permite o estudo gradual dos equilíbrios ácido-base de Bronsted de precipitação, de gás-liquido, de complexação e de sistemas de oxirredução utilizando um forte apelo a aplicação em situações reais, que podem ser avaliadas de maneira qualitativa, semiquantitativa e quantitativa simples (com equilíbrios simultâneos).

“O método tem como objetivo identificar, relacionar e calcular as concentrações analíticas e no equilíbrio de todas as espécies químicas presentes na solução e suas interfaces. Ele parte de algumas premissas, tais como o uso explícito da Tríade da Solução, que são três conceitos fundamentais (Balanço de matéria, Balanço de carga e Lei da Ação das Massas); e o pH, que é uma variável muito importante, e pode ser medido e/ou ajustado, não sendo necessário calculá-lo (com exceção em situações muito específicas, tratadas na segunda parte do livro), simplificando todos os cálculos (não são necessários equações de segundo grau ou de graus maiores)”, explica o professor André.

Com isso, complementa o autor, busca-se “evitar ao máximo as exceções, visando resolver um problema para que leitores compreendam resolução e não apenas nós mesmos que a demonstramos”.

Se tamanha amplitude temática torna Química de Soluções uma publicação de referência para químicos em geral, e a analítica, em particular, igualmente oferece recursos diversos a profissionais de áreas como bioquímica, físico-química, química ambiental, engenharia química e aplicações nas formações agrárias, tanto em graduação quanto em pós-graduação.

Mais informações sobre Química de Soluções, lançamento da Editora UFV, estão disponíveis clicando aqui.

Marketing Institucional – Editora UFV