Impacto, detecção, comportamento e destino de herbicidas são analisados em dois livros lançados pela Editora UFV

19 de janeiro de 2023


Quais os reais efeitos do uso de herbicidas no ambiente? Como esse tipo de pesticida deve ser utilizado, em cada caso, visando à obtenção de resultados produtivos com segurança para os consumidores? E quais os principais métodos e técnicas empregados na detecção de níveis inadequados dessas substâncias e corrigir eventuais contaminações?

Estas e outras questões são abordadas em duas publicações recém-lançadas pela Editora UFV que constituem as mais abrangentes obras sobre o tema disponíveis no mercado brasileiro. São elas “Herbicidas no Ambiente: Impacto e Detecção” e “Herbicidas no Ambiente: Comportamento e Destino”. Ambas as obras são editadas pelos professores e pesquisadores Kassio Ferreira Mendes (UFV), Miriam Hiroko Inoue (UEM) e Valdemar Luiz Tornisielo (USP), tendo ainda diversos outros autores – todos referências nos temas – assinando os capítulos.

Herbicidas no Ambiente: Impacto e Detecção” trata de um amplo conjunto de aspectos relativos aos dois assuntos que enfatiza em seu subtítulo. As repercussões do uso desses pesticidas na fauna, em microrganismos, nas abelhas, em alimentos, nos recursos hídricos e até mesmo na saúde materno-infantil, entre outros, são examinados – sempre com as devidas fundamentações em estudos feitos no Brasil e outros países.

Cromatografia e outras técnicas

As tradicionais e as mais recentes técnicas utilizadas para se detectar herbicidas, bem como procedimentos em casos de contaminação, também são discutidos minuciosamente. A cromatografia, por exemplo, é “capaz de identificar resíduos em concentrações extremamente baixas, porém perigosas”, conforme explicam autores de um dos capítulos. Remediação e estratégias de mitigação dispõem, igualmente, de robusta problematização.

Já em “Herbicidas no Ambiente: Comportamento e Destino”, fatores relacionados à dinâmica dessas substâncias em diferentes contextos são realçados. Sua transformação no solo por meio de degradação química e biológica, seu movimento por escoamento superficial, efeitos da adição de biocarvão, transporte através de lixiviação, além de vários outros, são alguns dos tópicos que originaram capítulos.

Mais informações sobre as obras podem ser obtidas clicando aqui.