Evento de Letras ressalta o ensino de Português na Ásia e o do Mandarim na UFV

12 de março de 2018

Editora UFV participou recentemente de um Encontro no Departamento de Letras, ocasião em que professores e estudantes discutiram o ensino da Língua  Portuguesa nos países da Ásia. Oportunamente foi anunciado o início das aulas de Mandarim na UFV.

A professora Idalena Oliveira Chaves, organizadora do evento, e os professores José Carvalho Vanzelli e Henrique Gonçalves Teixeira, também autores do livro Estudos Brasileiros na Ásia, apresentam na obra um estudo acerca dos principais erros na aquisição da escrita do Português Brasileiro (PB) cometidos por aprendizes coreanos. Mostram também o resultado de uma pesquisa realizada em bibliotecas universitárias e livrarias de Seul, com o objetivo de averiguar quais obras literárias de Língua Portuguesa haviam sido traduzidas para a língua coreana.

A obra referida foi produzida por meio na Editora UFV, que esteve presente no Encontro e disponibilizou suas publicações no saguão do Departamento de Letras.

Entre os assuntos abordados sobre o ensino de Português na Ásia, o respeito às tradições foi enfatizado como primordial nos cursos de formação de professores.

“Os países da Ásia têm demonstrado grande interesse pelo aprendizado do Português, principalmente pelo Português do Brasil. O ensino de Português está disponível em várias universidades na China”, disse a professora Idalena.

Segundo a Professora, a partir deste ano a UFV vai oferecer aulas de mandarim à comunidade.  Mais informações: www.dla.ufv.br ou dri.ufv.br

20180308_112229Na foto: A professora Idalena Oliveira Chaves

Coordenadora do Encontro e autora do livro

Estudos Basileiros na Ásia