8 de agosto de 2023
Como tornar as aulas mais interessantes, envolventes e produtivas na atualidade? Quais estratégias e recursos podem ser utilizados pelos professores na educação superior para favorecer o processo de ensino e aprendizagem? A que os profissionais cuja formação não é diretamente ligada à docência devem estar atentos ao estruturar suas atividades no semestre? Estas e outras questões encontram diretrizes para serem solucionadas em Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: da Teoria à Prática, lançamento da Editora UFV.
A responsável pela organização da obra é Rosângela Minardi Mitre Cotta, professora titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A pesquisadora é doutora em Saúde Coletiva pela Universidad de Valencia (Espanha), além de especialista em variados campos de atuação relacionados à docência e à capacitação para atuação pedagógica. É, ainda, autora de sete livros a respeito da temática, bem como de dezenas de capítulos e demais publicações científicas.
“Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: da Teoria à Prática” conta com diversos autores, igualmente reconhecidos pesquisadores dos assuntos, que assinam os 17 capítulos, distribuídos em três partes. Na primeira, são abordadas as diretrizes e concepções fundamentais para adoção de metodologias alternativas àquelas convencionais. Já na segunda, os próprios métodos são examinados, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em problemas, em equipes e em filmes, entre outras.
Na terceira parte do livro, os capítulos tratam de mentoria, tecnologias de informação e comunicação e técnicas ativas. Tudo com amparo em extensa e robusta referenciação acadêmica, contendo evidências científicas e dados recentes sobre as mais atuais investigações acerca dos métodos.
Dirigido a um público amplo, “Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação: da Teoria à Prática” oferece subsídios técnicos a profissionais que se dedicam a lecionar em cursos da educação superior sem relação direta com a docência, como nos bacharelados em geral. Trata-se, portanto, de uma publicação voltada a todos aqueles que buscam meios para valorizar a participação de seus alunos na construção dos conhecimentos.
“Além de métodos e técnicas ativas, o livro discute ainda aspectos sobre a avaliação formativa com feedback imediato”, explica a professora Rosângela. “Avaliar é um dos principais gargalos geradores de dúvidas e angústias entre os docentes, em se tratando da adoção dessas metodologias, o que nos levou a trazer, aos leitores, reflexões e esclarecimentos relativos a essa temática”, complementa a pesquisadora.
Para saber mais sobre “Métodos Ativos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação”, lançamento da Editora UFV, clique aqui.