Editora UFV realiza cerimônia de premiação do 5º Concurso Viçosense de Literatura, Contos e Poemas e do 4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil

17 de junho de 2015

A Editora UFV (EDT) realizou na noite da última segunda-feira, 15 de junho, a solene premiação do 5º Concurso Viçosense de Literatura, Contos e Poemas e do 4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil. A cerimônia aconteceu no auditório do Departamento do Engenharia Florestal e contou com a presença da Magnífica Reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Profª. Nilda de Fátima Ferreira Soares; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Clóvis Andrade Neves; e da diretora da EDT, Profª. Daniela Alves de Alves, que compuseram a mesa . Na ocasião, os escritores dos 24 contos, 38 poemas e 17 livros infantis receberam certificados e terão seus trabalho publicados pela EDT em uma Coletânea. O evento foi abrilhantado com uma linda apresentação musical do Coral Nossa Voz, regido pelo maestro Ciro Tabet.

Entre os escritores premiados, a viçosense Jacqueline Lopes Salgado Soares, que atualmente reside na cidade de Bauru, SP, se destacou, garantindo o 1º lugar na Categoria Poema, com a obra Ménage à Trois; o 1º e o 2º lugar na Categoria Literatura Infantil, com as obras O Quadrado que Queria ser Círculo e A Casa dos Livros, respectivamente; e o 3º lugar na Categoria Conto, com a obra Nó de Forca. Jacqueline é graduada em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conquistou seu primeiro concurso de literatura em 1999, no concurso de contos promovido pela Editora UFV, com o texto O Caçador de Eufemismos. Possui diversos contos e poemas premiados e publicados, entre eles o livro infanto-juvenil autobiográfico, intitulado A Menina, a Pedra e o Ribeirão, publicado pela EDT.

O mestre e doutor em Biotecnologia, professor do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, Eduardo Basílio de Oliveira conquistou o 1º lugar na Categoria Conto, com a obra Um Dia Qualquer (relato selvagem #7). A obra A Janela, escrita por José Vecchi de Carvalho, conquistou o 2º lugar na mesma categoria. José Vecchi teve dois contos classificados na 3ª edição do concurso, com os títulos O Elevador e o O Olhar da Violinista. Na Categoria Poema, o advogado Sérgio Côrtes de Siqueira garantiu o 2º lugar com a obra Clonal. O Brado dos Bantos, do mestrando em Letras Welton Pereira, ficou em 3º lugar. A estudante e professora de francês Isadora Saraiva conquistou o 3º lugar na Categoria Literatura Infantil com a obra Selvagem. A lista com os nomes de todos os premiados e classificados pode ser conferida aqui.

Segundo a diretora da EDT, Daniela Alves de Alves, a realização do Concurso fortalece a prática da escrita e da leitura, e a reitora salientou também a importância do Concurso como forma de aproximação entre a UFV e as comunidades viçosense e da região.

(Fonte: Camila Macedo)

DSCN2037 DSCN2005DSC03785DSC03821DSC03791DSC03778