Editora UFV participa do III Simpósio Mineiro de Ciências do Solo

17 de abril de 2015

CAM00566

Entre os dias 13 e 16 de abril, a Editora UFV, representada pelos servidores Cleuza Barbosa e Tauana Costa, esteve presente no III Simpósio Mineiro de Ciências do Solo. O evento, realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), teve como tema da sua 3ª edição “Agricultura conservacionista – conhecimento, aplicações, interfaces e desafios.”

O Simpósio tem como objetivo oferecer ao público presente uma abordagem multidisciplinar da Ciência do Solo e, também, apresentar as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas por instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais e outras regiões do Brasil, de modo a promover maior interação entre as instituições, seus pesquisadores, profissionais da área e estudantes. Visamos também, demonstrar o enorme potencial de atuação da Ciência do Solo no estabelecimento de uma sociedade mais próspera, segura e saudável, com foco na sustentabilidade conforme temática proposta.

Na ocasião, a Editora UFV, por meio da Livraria Móvel, teve a oportunidade de apresentar aos participantes de várias regiões do país, suas diversas obras relacionadas à área de solos, proporcionando a estudantes, professores, cientistas e empresários a oportunidade de adquirirem as principais publicações sobre ciências do solo.

Sobre o evento

Os Discentes e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (SNP) do Departamento de Solos da UFV criaram o Simpósio Mineiro de Ciência do Solo (SMCS) com o propósito de constituir um fórum com periodicidade regular para a análise e reflexão do conhecimento atual e de suas aplicações e das demandas futuras da sociedade no âmbito desta Ciência. O tema do primeiro SMCS realizado em 2010 foi “O papel da Ciência do Solo na produção vegetal sustentável”, que foi abordado de forma ampla por meio de dezoito horas de palestras. Ocorreram, ainda, vários minicursos e a apresentação de cerca de 130 trabalhos científicos na forma de pôsteres. O segundo SMCS realizado em 2013 manteve o mesmo sucesso do primeiro evento e teve como tema “Fertilidade do solo: conhecimentos, aplicações, interfaces e desafios”.

CAM00572