Editora UFV lança livro “Neoconstitucionalismo em Perspectiva”

17 de agosto de 2015

Na última sexta-feira, 14 de agosto, foi realizado o lançamento do livro “Neoconstitucionalismo em Perspectiva”, publicado pela Editora UFV, escrito por professores e associados do Departamento de Direito, da Universidade Federal de Viçosa, com a colaboração e em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

O evento ocorreu no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, durante a visita do referido ministro à UFV e a posse da nova gestão do Diretório Acadêmico 8 de Dezembro, do Curso de Direito da UFV.

Sobre o livro

A obra é composta por 14 capítulos, todos escritos com intuito de homenagear o Professor e Ministro, Luís Roberto Barroso, bem assim marcar uma importante data para o Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa: o vigésimo aniversário do Curso de Direito. O primeiro capítulo foi escrito pelo ilustre homenageado, um dos maiores expoentes do Neoconstitucionalismo no Brasil, e os demais, por profissionais do Direito vinculados acadêmica e afetivamente à Universidade Federal de Viçosa: professores, ex-professores e, ou, ex-alunos da Instituição. A própria escolha do título da obra – “Neoconstitucionalismo em Perspectiva” – demonstra o teor das reflexões lançadas, que não buscam apresentar conceituação unívoca a respeito do Neoconstitucionalismo, mas, sim, perspectivá-lo em seus diferentes enfoques, evidenciando seu impacto nos mais diversos ramos do Direito.

Este é o objetivo que norteou as análises empreendidas no livro: revelar como a Constituição brasileira de 1988 e seu novo modelo de interpretação transformaram a realidade jurídica de nosso Estado Democrático, promovendo diuturnamente o repensar do Direito.

(Fonte: Camila Macedo)

9257623554_neoconstitucionalismo_editora_ufv