Editora UFV abre inscrições para concursos viçosenses de literatura e literatura infantil

10 de novembro de 2014

A Editora UFV (EDT), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico na Zona da Mata mineira, promovendo e divulgando a produção literária de escritores das comunidades universitária e viçosense, bem como dos moradores da microrregião de Viçosa, lança, neste ano, os regulamentos do seu 5º Concurso Viçosense de Literatura (contos e poemas) e do seu 4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por procuração, no período de 3 de novembro de 2014 a 31 de março de 2015, das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, na Seção de Expediente da EDT, no Campus Universitário, em Viçosa-MG.

Também serão considerados inscritos os trabalhos enviados pelo Correio (por meio de carta registrada), endereçados à Editora UFV – Ed. Francisco São José, s/nº – Caixa Postal 251 – Campus Universitário – Universidade Federal de Viçosa – CEP 36570-900 – Viçosa-MG. Em relação aos trabalhos enviados pelo Correio, será considerada a data de postagem que NÃO ultrapassar a data de encerramento das inscrições.

A participação nos Concursos é aberta a autores com idade mínima de 12 anos, devendo atender a uma das seguintes exigências: 1) Ser viçosense ou residente em Viçosa-MG; 2)Ter nascido nos municípios limítrofes com Viçosa (Cajuri, Coimbra, Guaraciaba, Paula Cândido, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras); 3) Ser morador de outra localidade, desde que estude ou trabalhe em Viçosa; 4) Ser funcionário ativo ou inativo dos campi (Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba), dos escritórios de representação da UFV de Belo Horizonte-MG, de Brasília-DF ou da Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro (CEPET), em Capinópolis-MG; e 5) Ser aluno ou ex-aluno do Ensino Médio, Técnico, de Graduação ou Pós-Graduação dos campi da UFV, nestes últimos incluindo-se os cursos a distância.

Os candidatos poderão inscrever até dois trabalhos, utilizando pseudônimos diferentes. NÃO será cobrada taxa de inscrição. Os trabalhos deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa, NÃO podendo, pois, ser inscritos aqueles já classificados em outros concursos e, ou, publicados de forma impressa ou eletrônica. Para fins de inscrição nos Concursos, entende-se por “trabalho inédito” aquele que não tenha sido apresentado, veiculado ou publicado parcial ou integralmente, oralmente ou por escrito, em quaisquer meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e inclusive na rede mundial de computadores, seja em blogs, sites ou redes sociais até a divulgação do resultado.

A seleção dos trabalhos será feita por uma Comissão Julgadora composta por três profissionais de reconhecido saber, sendo dois da área de Literatura e um da área de Linguística. A Comissão Julgadora selecionará os trabalhos que considerar merecedores de classificação e elegerá os premiados. A temática dos trabalhos inscritos é livre, porém, NÃO poderá ter conteúdo que possa causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, que constitua ofensa à liberdade de crença ou religião ou contenha informação racista ou discriminatória.

Serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas três categorias (contos, poemas e literatura infantil), aos quais serão entregues troféus e cheques no valor de 600, 400 e 300 reais, respectivamente. No caso dos contos e poemas, também serão entregues 30, 20 e 15 exemplares impressos das coletâneas. Aos demais classificados serão conferidos certificados de participação e três exemplares das coletâneas. Já no caso da Categoria Literatura Infantil, os três primeiros classificados também receberão 10% da tiragem da obra que será editada. Todos os autores deverão assinar uma declaração atestando o recebimento dos referidos exemplares, que deverão ser retirados na sede da Editora UFV. Caso o interessado solicite o envio dos exemplares, este deverá arcar com os custos.

A divulgação do resultado será feita pela Editora UFV na primeira quinzena de maio de 2015, por meio dos sites www.ufv.brwww.editora.ufv.br e www.editoraufv.com.br e no “UFV em Rede”. Os prêmios deverão ser entregues ainda no mês maio de 2015, juntamente com os certificados aos classificados. No mês de novembro de 2015, em comemoração do Dia Nacional da Cultura e da Ciência (5 de novembro), será lançada, na forma de livro, as coletâneas dos trabalhos classificados. Os trabalhos inscritos NÃO serão devolvidos.

Os regulamentos já estão disponíveis nos sites www.editoraufv.com.br e www.editora.ufv.br para download e também poderão ser obtidos na Editora UFV – Edifício Francisco São José, s/nº – Caixa Postal 251 – Campus Universitário – Universidade Federal de Viçosa – 36570-900 – Viçosa-MG. Outras informações pelos telefones (31) 3899-2220 e 3899-3139.

(Fonte: Fernando Faria – EDT/UFV)

DOWNLOAD

4º Concurso Viçosense de Literatura Infantil da Editora UFV

5º Concurso Viçosense de Literatura da Editora UFV – Categoria Conto – ficha de inscrição

5º Concurso Viçosense de Literatura da Editora UFV – Categoria Poema – ficha de inscrição

Regulamento Concurso Viçosense de Literatura

Autorização para participação de menores de 18 anos.