Editora UFV lança cinco novos títulos

12 de abril de 2016

DSC04828

Na tarde da última segunda-feira (11), a Editora UFV (EDT) realizou o 110º lançamento de livros, o primeiro de 2016. A cerimônia aconteceu no hall de entrada da EDT, onde cinco novos títulos foram apresentados à comunidade.

As obras lançadas são: Análise Sensorial Descritiva, das editoras Valéria Paula Rodrigues Minim e Rita de Cássia dos Santos Navarro da Silva; Cana-de-Açúcar : Do plantio à colheita, dos editores Fernando Santos e Aluízio Borém; Controle Biológico Estudos, aplicações e métodos de criação de predadores asopíneos no Brasil, do editor Evaldo Martins Pires; Nutrição Mineral de Plantas – Anamnese e diagnóstico, de autoria de Paulo Cezar Rezende Fontes, e Química Geral – Práticas fundamentais, do editor Efraim Lázaro Reis.

A cerimônia, que contou com a presença de autoridades acadêmicas, professores, colaboradores, estudantes, produtores, técnico-administrativos e familiares, foi presidida pela Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Prof.ª Nilda de Fátima Ferreira Soares, que compôs a mesa juntamente com o Vice-Reitor, João Carlos Cardoso Galvão; o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Clóvis Andrade Neves; a Diretora da EDT, Prof.ª Daniela Alves de Alves; o Presidente do Conselho Editorial da EDT, Ítalo Itamar Caixeiro Stephan; e os autores e editores dos livros lançados.

Durante a cerimônia, os autores e editores gradeceram a presença de todos e apresentaram as obras, destacando os principais pontos abordados em seus livros.

Na ocasião, a Prof.ª Daniela Alves ressaltou a satisfação em lançar novas obras, mesmo diante do atual mercado editorial brasileiro e da situação política do País. “Estamos em uma situação de paralisia das instituições; muitas estão sofrendo com as crises políticas e econômicas, e o mercado editorial está retraído. Diante desse cenário, nós da Editora UFV, caminhamos na contramão, trabalhando ainda mais para evitar essa paralisia. Para isso, contamos com uma série de pessoas que participam desse processo de publicação. É uma alegria muito grande ver essas obras serem publicadas hoje”.

A Prof.ª Nilda Soares enfatizou a importância de transferir para os livros todo o conhecimento gerado na UFV. “Nossa missão é difundir o conhecimento por meio de publicações. Esse conhecimento vem do esforço de nossos professores, colaboradores, pesquisadores e alunos. Vocês fazem a diferença para que a UFV continue crescendo, mesmo em tempos de crise.”

Este ano, a UFV completa 90 anos de história e, segundo a Prof.ª Daniela Alves, a Editora UFV vem contribuindo para essa história de sucesso. “Uma série enorme de conhecimentos ténico-científicos que são produzidos nesta instituição, e a Editora UFV, completando seus 20 anos, tem se destacado muito no cenário de pequisa e extensão da Universidade. Temos muitos motivos para comemorar. Hoje, a UFV é uma instituição de excelência em todas as áreas de conhecimento” – finalizou.

Após a cerimônia, foi feita a foto oficial do lançamento, seguida da sessão de autógrafos e do tradicional coquetel de congraçamento.