Ecologia reúne 2.000 pessoas na UFV

11 de outubro de 2017

DSC07131Acontecem esta semana, na UFV, o XIII Congresso de Ecologia e o III Internacional Symposium of Ecology and Evolution, que reúnem mais de dois mil participantes de todas as regiões do Brasil. São mais de 160 palestras sobre as 20 áreas da Ecologia, realizadas nos vários auditórios e salas da Universidade.

O stand da Editora da UFV tem sido um dos mais visitados durante o evento. São muitas obras publicadas nas áreas do conhecimento ligadas ao meio ambiente, todas com base em pesquisas desenvolvidas na UFV e instituições parceiras. Escritos por renomados pesquisadores, os livros da Editora abordam os diversos aspectos da ecologia, apresentando os processos de evolução, as questões sociais e a inovação tecnológica no processo de produção sustentável.

O evento é promovido pela Sociedade de Ecologia do Brasil, sendo realizado a cada dois anos. Essa edição, inédita na UFV,  tem como presidente da comissão organizadora o professor José Henrique Shoereder, que é também orientador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia e Ecologia na UFV.

O evento foi aberto no domingo (8), com a presença de muitos estudantes de graduação e pós graduação, e, segundo Shoereder, o importante é que o foco não está somente na ecologia, mas também nas questões sociais. Como afirma o presidente da comissão organizadora: o ser humano é o principal agente de interferência na natureza temos que fazer um paralelo entre o conhecimento e a necessidade de usar o meio ambiente buscando uma maneira sustentável.

O estudo da Ecologia passa principalmente pelo processo de evolução, assim podemos entender como as coisas acontecem. “Tivemos aqui, por exemplo, um professor da UFMG que apresentou uma palestra sobre a ocupação europeia. Como que o cerrado, um dos nossos ecossistemas mais importante, foi afetado. Fala-se muito na floresta amazônica mas o cerrado foi um dos ambientes mais devastados. Trouxemos também pesquisadores estrangeiros para passar experiências sobre as pesquisas que acontecem em outros países  e mostrar para eles os avanços da pesquisa no Brasil”, completou o Professor.

Além de palestras, debates e mesas redondas, o Congresso conta ainda com a apresentação oral de 128 trabalhos e de 1.600 pôsteres. O evento termina na quinta-feira, dia 12.

20171008_200028 DSC07112 DSC07119 DSC07129