“Cinema é Cachoeira” – Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck

18 de abril de 2018

10Este foi o evento que marcou mais uma noite cultural promovida pela Editora UFV no dia 10 de abril, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Desta vez, o tema foi a estética e a forma de fazer cinema de Humberto Mauro, o precursor do cinema brasileiro.

Na abertura, no saguão do Departamento, Ronaldo recebeu os convidados e autografou as duas obras, que foram disponibilizadas pela Editora UFV em um estande montado no hall do auditório: “o mar de outrora & poemas de agora” e Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck.

O público foi surpreendido com uma apresentação de uma dança moderna realizada pelos  alunos do Curso de Dança. Em seguida, todos se dirigiram para o auditório, onde os apoiadores do evento fizeram suas considerações. O professor Clóvis de Andrade Neves, Pró Reitor de Extensão e Cultura – PEC, disse que  UFV tem a missão de promover a cultura de forma ampla e que Humberto Mauro merece toda a nossa atenção. Em seguida, a professora Daniela Alves, Diretora da Editora UFV, disse que estes momentos direcionados para as artes, com apresentação de livros e temas relacionados, fazem parte da proposta da Editora, que vem realizando eventos ora nos auditórios, ora na Livraria da Editora situada na Biblioteca Central. A produtora cultural Michele Micheleti representou a Fundação de Arte e Cultura de Viçosa – FACEV e comentou que a UFV tem espaços próprios voltados para exposições, bem como museus que retratam a história da Instituição e fazem Mostras da Ciência de alguns setores da UFV. O professor Felipe Menecucci, do Departamento de Comunicação, que representou a TV Viçosa e a Rádio Universitária 100.7FM, comentou que são poucas as cidades que dispõem de um sistema de comunicação comunitário com rádio e TV, e que a programação local está sendo renovada e aberta para a exibição de conteúdos culturais. Já o representante do Cine Clube Carcará, Warley Silva, convidou a platéia para a programação do Cine Clube exibida diariamente no porão do Centro de Vivência. A professora Joelma Santana falou rapidamente sobre a obra de Ronaldo Werneck, e o advogado Vicente de Castro apresentou o escritor e poeta, que discursou durante 60 minutos e, depois, exibiu um documentário sobre dez filmes de Humberto Mauro.

Werneck, que conviveu com Humberto Mauro, apresentou passagens interessantes e curiosas sobre a vida e a arte desse pioneiro do cinema brasileiro, para uma platéia de aproximadamente 70 pessoas, entre professores, servidores e estudantes da UFV e pessoas da cidade, admiradoras da arte cinematográfica que desejavam conhecer um pouco da trajetória deste mineiro de Volta Grande, um autodidata que produziu filmes de reconhecimento internacional.

DSC_0082 DSC_0087 DSC_0095 DSC_0101

2 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 DSC_0006 DSC_0020   DSC_0035DSC_0018 DSC_0020