Ampliado e atualizado, Inspeção e Higiene de Carnes chega à 3ª edição pela Editora UFV

13 de agosto de 2024

Os inúmeros riscos à saúde humana representados pelo consumo de carnes disponibilizadas em condições nem sempre adequadas levaram ao desenvolvimento de técnicas rigorosas para garantir a segurança ao longo do processo produtivo. E à medida que a evolução na atividade ocorre, novos conhecimentos e métodos são incorporados, de modo a aprimorar a qualidade com cada vez mais eficiência. É o que encontram os leitores na 3ª. edição, ampliada e atualizada, de “Inspeção e Higiene de Carnes”, da Editora UFV.

Quem assina a publicação é o professor titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Paulo Sérgio de Arruda Pinto, médico-veterinário pela UFV e doutor Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

No decorrer das quase 400 páginas de seu livro, o pesquisador oferece, com sólida fundamentação em evidências científicas, um abrangente e minucioso panorama dos desafios sanitários do setor cárneo – sabidamente um dos mais representativos na economia brasileira e mundial. Tudo ilustrado com fotografias coloridas, proporcionando maior clareza e didatismo às explicações.

Detalhes da obra

O desenvolvimento da inspeção de carnes é o tema do primeiro capítulo, que focaliza aspectos históricos, políticos e referentes à legislação – incluindo a contemporânea. No seguinte, são discutidos os princípios e diretrizes referentes à atividade, tratando dos riscos, dos serviços de controle e de novos conceitos adotados na área, entre outros aspectos.

Os capítulos 3 e 4 tratam, respectivamente, dos estabelecimentos de carnes e produtos cárneos; e do processo higiênico-sanitário de abate – cujos anexos têm a inspeção discutida no capítulo 6. Antes dele, no quinto, os métodos relativos à insensibilização são examinados.

Os produtos cárneos industrializados, como as seções de salsicharia e presuntaria, se destacam no capítulo 7. Em seguida, no oitavo, a higiene industrial – seus procedimentos, substâncias empregadas e ambientes em que ocorre – torna-se o centro das reflexões.

O leitor encontra, no nono capítulo, detalhes sobre a supervisão da qualidade da carne no processo de abate, com ênfase no sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Já as inspeções ante mortem e post mortem estão contemplados nos capítulos 10 e 11, respectivamente.

Por fim, o capítulo 12 apresenta um amplo conjunto de dados, técnicas e procedimentos concernentes ao julgamento sanitário de carcaças e órgãos indicado para a rotina das equipes em suas atividades especializadas de inspeção de carnes.

Para saber mais detalhes e adquirir o livro Inspeção e Higiene de Carnes, da Editora UFV, clique aqui.

E para conhecer as demais obras do catálogo da Editora UFV, clique aqui.

Marketing – Editora UFV