Alunos da APOV visitam a Editora UFV

13 de setembro de 2017

6Mais um grupo de estudantes veio conhecer os trabalhos da Editora UFV. Dessa vez, foi o Projeto Caminhar, da Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa – APOV, que funciona no Bairro Nova Viçosa e atende, em regime de contraturno, crianças e adolescentes que estudam na Escola Municipal Padre José Francisco. Na Escola eles recebem a educação formal e, no período que frequentam a APOV, participam de oficinas, de projetos pedagógicos e fazem a tarefa assistida. A APOV busca oferecer educação de qualidade, preza pelo ser humano, sua singularidade e acredita no processo de aprendizagem intrínseco  ao amor, acolhendo as famílias, inclusive na espiritualidade, além de oferecer refeições. Esse trabalho é mantido com ajuda de voluntários, repasses da Prefeitura, colaboração de benfeitores, apadrinhamento de crianças e adolescentes por meio da campanha do “Adote uma Criança”, com recursos provenientes de projetos e doações. As crianças, do 3º e do 4º ano, vieram a Editora UFV, para participar do Projeto Sarauzinho Literário porque estão desenvolvendo o projeto “Leitura para Todos”. Durante a visita escutaram a história do livro A Guardiã das Formigas, da escritora Denise Maria Nery Euclydes. A história fala de uma joaninha que tinha um problema físico para fazer suas tarefas diárias e assim estava roubando a comida das formigas. Ao descobrirem a intrusa, as formigas também ficaram sabendo da limitação da joaninha e, por isso, propuseram que ela tomasse conta do formigueiro, podendo, assim, compartilhar o alimento. Para a professora Daniela Alves, diretora da Editora UFV, a mensagem é de solidariedade, e a reflexão aconteceu em uma dinâmica aplicada logo após a leitura. As crianças estiveram acompanhadas da educadora Rita Marques da Silva e da Coordenadora Pedagógica do Projeto Caminhar – Manhã, Tamires Borges. Todos fizeram ainda uma visita à Gráfica da UFV e puderam conhecer mais sobre o processo de produção.

4 3  5  278  10 9 1105-09 Apov