21 de agosto de 2017
Várias turmas da Escola Municipal Anita Chequer, do Bairro João Braz, já visitaram a Editora UFV, por meio do Projeto Sarauzinho Literário.
A professora Kariny Gandra de Souza, acompanhada pela professora de educação física da Escola e pelo estagiário, Wanderson, do curso de Enfermagem da Univiçosa, trouxe mais uma turminha para participar do Projeto.
O objetivo é aproximar os estudantes da literatura, despertá-los para as artes e mostrar a eles um pouco dos trabalhos desenvolvidos pela Editora UFV. Segundo a professora Daniela Alves, coordenadora do Projeto Sarauzinho e diretora de Editora UFV, é um momento gratificante e que a cada visita as crianças fazem interpretações muito interessantes e diferenciadas sobre os temas apresentados.
Para atender ao programa didático da Escola, o livro de Jacqueline Salgado, “O quadrado que queria ser círculo”, tem sido apresentado por tratar da relação entre as diferenças geométricas e as diferenças sociais. A dinâmica da visita remete a um trabalho interpretativo, que abre horizontes no campo das artes. A estagiária do Projeto Sarauzinho, Jéssica Lorraine, do curso de Ciências Sociais da UFV, participa na contação de histórias e organiza o material a ser utilizado na dinâmica. Todos se sentam no chão e mãos à obra: com tesouras, colas e cartolinas, os trabalhos vão tomando formas e podem-se ver interessantes quadros. As colagens são feitas de acordo com o entendimento de cada aluno e com relação à mensagem do texto lido. Após, os estudantes visitaram a Oficina Gráfica da UFV e ficaram admirados com o trabalho nas impressoras, cortadoras e dessa forma puderam entender mais sobre a confecção de um livro. Depois do passeio pela Gráfica da UFV, Licyara Caçador, do Setor de Marketing da Editora UFV, estendeu uma toalha no gramado em frente ao prédio da Editora e finalizou a visita com agradecimentos e com um lanche oferecido pela empresa Boca Viçosa. Vale ressaltar que este Projeto tem parceria com a Secretaria de Educação, que providencia ônibus para o transporte das crianças. Mais informações sobre o Projeto Saurauzinho Literário pelo telefone: 313899-3423