Você sabe o que é uma editora universitária?

Todas as maiores universidades do planeta têm grandes editoras. Nos principais centros de produção do conhecimento, a publicação de obras rigorosamente selecionadas é uma das bases do prestígio dessas instituições acadêmicas.

Livros são publicados por editoras universitárias não pelo retorno financeiro que possam trazer, e sim pela contribuição científica, tecnológica, intelectual e cultural que proporcionam à sociedade.

A lógica não é comercial, e sim institucional.

Em outras palavras: essas instituições não existem para “lucrar”, mas acima de tudo para disseminar o saber em diferentes áreas. Suas publicações servem à formação de profissionais, à propagação da ciência e, por consequência, fornecem as bases para o surgimento de inovações tecnológicas.

De fato, tudo isso só é possível porque as editoras universitárias adotam critérios minuciosos para publicarem suas obras. Antes de lançada, a publicação proposta é avaliada por conselhos editoriais, consultores e especialistas que checam a validade dos dados, a relevância das informações e outros fatores.

Os livros publicados por editoras universitárias
• São a base para o ensino de graduação
• Complementam o conteúdo de sala de aula
• Fundamentam a produção de novas pesquisas e artigos científicos
• Acima de tudo, são um legado dos pesquisadores para a posteridade

As editoras universitárias são quase tão antigas quanto o processo de impressão. Tanto que a mais antiga editora do planeta em atividade contínua – Cambridge University Press, de 1534 – é vinculada à universidade de mesmo nome.

Em nosso país, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) reúne as representantes desse setor. Uma delas é a Editora UFV, que oferece ao público um dos maiores catálogos do país em diversas áreas do conhecimento.