17 de dezembro de 2025

As aventuras de Caju e seus amiguinhos, vivendo experiências que oferecem exemplos de práticas saudáveis de forma lúdica e criativa para o público infantil, são o foco do mais recente lançamento da Editora UFV. Em Almanaque do Grupo PASE, a narrativa em quadrinhos oferece suporte divertido para a transmissão de conhecimentos científicos fundamentados, visando à conscientização para promoção da saúde e da nutrição.
A obra é a primeira a ser produzida a partir de recursos provenientes do mais recente projeto submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A Editora UFV lançou um edital apresentando os critérios a serem atendidos pelos autores, viabilizando a elaboração de publicações.
Almanaque do Grupo PASE é assinado pelas pesquisadoras/professoras Juliana Faria de Novaes, Mariana de Santis Filgueiras, Mirene Peloso, Bruna Clemente Cota, Fernanda Martins de Albuquerque e Lara Gomes Suhett. Elas integram o grupo Pesquisa de Avaliação da Saúde do Escolar (PASE), que realizou avaliação do risco cardiometabólico em 378 crianças de 8 a 9 anos em 17 escolas públicas e sete particulares em Viçosa.
No livro, três histórias são contadas tendo como personagem principal o simpático Caju – que transporta o leitor a um universo de reflexões sobre consumo de alimentos ultraprocessados, omissão do café da manhã, tempo excessivo de uso de telas, sedentarismo e outros fatores de impacto na saúde infantil. A publicação contém, ainda, diversas atividades nas quais os pequenos poderão testar seus aprendizados, aliando entretenimento e ciência.
Entre as inúmeras publicações científicas pelas autoras, também foram incluídas as orientações do Guia Alimentar e do Guia da Atividade Física, tendo em vista a prevenção e o tratamento da obesidade e de doenças associadas por meio da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
A coordenadora do grupo PASE e professora titular do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Juliana Novaes destaca a relevância sócio-educativa do projeto. “Sinto-me realizada em traduzir os nossos achados científicos em linguagem acessível e lúdica para crianças, pais, profissionais de saúde e professores, contribuindo para a popularização da ciência e fortalecendo a nossa responsabilidade social e missão em promover bem-estar e saúde desde a infância. Vale ressaltar que metade dos exemplares serão distribuídos gratuitamente para as comunidades em vulnerabilidade social, garantindo também a democratização da ciência e o maior diálogo entre a UFV e as diferentes instituições, como escolas e serviços de saúde”, explica.